XXVI ENCONTRO DE POETAS

 Hoje é uma noite muito especial; ao longo da minha caminhada que iniciei em 1988, o meu foco maior foi e será baseado na literatura, mas, com a experiência dos anos, busquei vivenciar, alinhando outras artes, descobri caminhos que nos levará a guardar em nossas memórias, talentos que marcaram e outros que o município produz incessantemente.

O que me move a produzir esses eventos e que possamos valorizar toda a produção de talentos do município, e de alguma forma registrar para as futuras gerações, os cantores, poetas, escritores, bailarinos, artistas plásticos, famílias que imigraram e descobriram o potencial do lugar.

Hoje, as luzes da ribalta, voltam-se para os grandes compositores de Cachoeiras de Macacu, especialmente a um músico, compositor, que nos deixou faz pouco tempo.

A arte acontece de forma sem pretensões, ela simplesmente nasce de nossas emoções e de alguma forma deixamos mensagens aqueles que pensam, mas infelizmente, não têm voz.

Aos músicos, compositores e ao talentoso Eduardo Wood, vai aqui a nossa homenagem selada por um carinho, respeito e uma saudade eterna.

Eduardo Wood

Minha alma é uma orquestra oculta,

com cordas misturando-se aos sons,

e dela crio um arranjo e faço belas canções.

Fui livre, leve e solto, ganhei espaços, fiz amigos.

E deixei uma enorme saudade.

Autor: Rita Paz


Homenagem aos Músicos e Compositores de Cachoeiras de Macacu

  1. Gilberto Leal / Sílvio Leal
  2. Heraldo Farias
  3. Paulo José Corrêa
  4. Kennedy Vitoriano
  5. Ruth -  Inter: Poesia Rita Paz
  6. Lucas Bueno
  7. Pablito Tôrres
  8. Ellisson Rodrigues
  9. Dom Manel
  10. Tom Marques - Inter: Poesia Josiane Silva
  11. Geovane Marques
  12. Jamerson / Jobel / Celso
  13. Diva / Erasmo Trielli
  14. Albelino Carvalhaes
  15. Bizorock - Inter Poesia Aline Pinheiro
  16. Liliu / Glauco / Jason
  17. Carla Lessa / Artur Vidal
  18. Leo Matagal
  19. Celso Aranha / Melchior
  20. José Francisco / Pedro Marcos / Lucinha Pessoa -  Inter: Poesia Sílvia Braga
  21. Vinícius Maia
  22. Márcio Campos / Marcelli Mesquita
  23. Grupo de Forró: Carlão, Jorginho, Nei e Nayton
  24. Maria de Lourdes de Oliveira
  25. Jurema Vanelli
  26. Marcelo Mesquita
  27. Edgar Rodrigues
  28. Silvanir









Eu, José Francisco Coutinho da Silva

Filho de Francisco Furtado da Silva e Carlinda Soares Coutinho, nasci na cidade de São Fidélis-RJ, onde vivi minha infância e adolescência, regada de muitas brincadeiras, pescas e nados no rio Paraíba do Sul. Embora dedicado aos estudos, iniciei minha vida musical aos 13 anos de idade, pois ganhei de presente da minha irmã Zenilce, o meu primeiro violão.
Em 1969 mudei para a cidade de Cachoeiras de Macacu, residindo em Papucaia. Comecei a trabalhar como fotógrafo, no estúdio do meu irmão, Laerte Silva; mais tarde ingressei na CERJ (Companhia de Eletricidade do Estado do Rio de Janeiro), onde gerenciei o escritório local, e prestei bons serviços à Comunidade Cachoeirense.
Casado como Maria Sebastiana Lopes Silva, tive quatro filhos: Maximiliano, Francisco Emiliano (In Memorian), Carolina e Rayana, e quatro netos, meus amores.
A música é minha paixão! Na década de 60 fui integrante como baixista no conjunto musical "The Friends" em São Fidélis-RJ. Em Cachoeiras de Macacu, na década de 80, formei o grupo Sambalanço com os músicos Nilson Tôrres (Trombone de Vara), Mazinho (Sax e Clerinete), Galdino Rocha (Cuíca e Pandeiro), José Costa (Surdo), Altamir Correa (Cavaquinho e Bandolin), Jurema Caliocane (Voz) e Jaci (Baterista). Na década de 90, no Grupo de Forró, Demócrito e sua Gente, Eu e o meu violão de 7 cordas.
Atualmente tenho um grupo de Seresta, onde fazemos serestas na Praça Julinho How, sempre na 1ª sexta-feira do mês e aos sábados na feirinha no quiosque do Centro da Cidade.
Faço parte do Grupo Cultural Grucon, onde toco nos eventos culturais desta entidade e em outros da cidade, quando convidado, abrilhantando a vida cultural de Cachoeiras de Macacu.













Nenhum comentário:

Postar um comentário