XXV ENCONTRO DE POETAS

 Quando iniciei esse Projeto, sonhei alto, trabalhei com afinco, atravessando os muros escolares e buscando em cada canto do município um poeta esquecido. Hoje após 36 anos, ganhou espaço, respeito e credibilidade.

O principal objetivo do projeto é resgatar poetas e a poesia, dando ênfase a literatura, mas sem deixar de abrir espaço para as outras artes. Recebo poetas de todas as faixas etárias, respeitando sempre os seus estilos literários.

O Encontro de Poetas acontece desde o ano de 1988, abriu espaço da reativação da Academia Cachoeirense de Letras, da qual hoje sou Presidente de Honra.

Apesar de poucos tomarem conhecimento da existência desse processo literário único no município nesses moldes.

E com o amadurecimento do Projeto, mesmo não sendo cachoeirense, as minhas memórias estão todas aqui, me aprofundei em grupos, colônias que prestaram grande e valioso serviço ao município.

Ano passado trouxe a Colônia Japonesa, para que pudéssemos conhecer um pouco de sua história, contribuição social, cultural e econômica, através de muito suor e trabalho exaustivo.

Hoje trago um pouco do Líbano, famílias que migraram para o Brasil, deixando para trás tormento de guerras, fome, familiares que não puderam seguir juntos essa longa jornada, vislumbrando um porto seguro onde pudessem reconstruir suas vidas, trazendo na mala e na memória, imagens, histórias, e esperança de uma terra que os acolhessem e pudessem fincar raízes.

E nessa nova vida, abre espaço para filhos, netos, bisnetos, encontrando em Cachoeiras de Macacu um novo recomeço.

Famílias libanesas homenageadas em Cachoeiras de Macacu: Abunahman, Assaf,  Abifadel e Califf.

Rita Paz, criadora e coordenadora do Encontro de Poetas











Professora Marineise

Famílias Assaf e Abunahman


Família Califf


Netas de Naby Califf

Filhos de Naby Califf



Famílias Assaf, Abifadel e Abunahman

Marcos Pedro e José Baixinho, músicos








Famílias Assaf e Abunahman






Nenhum comentário:

Postar um comentário